Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Estivadores realizam ato contra a escala digital na manhã desta sexta-feira em Santos

Fonte: A Tribuna (16 de agosto de 2019)

Concentração teve início às 7h30. Trabalhadores se reuniram em frente ao Sindicato dos Estivadores (Carol Ianelli/ TV Tribuna)


O Sindicato dos Estivadores realiza, na manhã desta sexta-feira (16), uma manifestação contra a Escala Digital, ferramenta implantada no último mês pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).
 
A concentração teve início às 7h30 em frente ao Sindicato dos Estivadores. Posteriormente, uma passeata seguira até a porta do prédio do OGMO.
 
A escala digital, mecanismo que foi instalado no dia 1º de julho, atende cerca de 6 mil trabalhadores. Com ele, a categoria pode consultar serviços através de aplicativo ou site. Segundo os estivadores, a ferramenta não está funcionando como deveria, o que gera insatisfação aos operários.
 
Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva), Rodnei Oliveira da Silva, o Nei da Estiva, os estivadores rejeitaram na última Assembleia Geral Extraordinária – realizada no dia 5 deste mês – a implantação da escala digital e aprovaram a manifestação.
 
Por meio de nota, a assessoria de imprensa do OGMO/Santos afirmou que o órgão realizou reuniões com líderes antes de implementar o sistema; confira:
O OGMO/Santos esclarece que a Escala Digital é um novo e adicional meio de engajamento oferecido aos trabalhadores portuários avulsos (TPA), além da escala presencial que é realizada hoje nos Postos de Escalação, e que permanece inalterada. 
 
O OGMO/Santos informa ainda que a implementação da Escala Digital teve início em 18 de junho. Desde esta data, o órgão realizou diversas reuniões com líderes dos sindicatos laborais com representatividade junto ao órgão.
 
A disponibilização deste novo e adicional meio de escalação teve início no dia 1º de julho e está sendo feita de forma escalonada por categoria profissional. Além de treinamentos específicos, o OGMO/Santos manteve funcionários à disposição para eventuais esclarecimentos aos trabalhadores. Os outros sete sindicatos com representatividade junto ao OGMO/Santos já estão utilizando a Escala Digital de forma satisfatória. O início da implementação para a Estiva acontecerá no dia 19 de agosto, segunda-feira. 
 
O OGMO/Santos reitera que a disponibilização das novas opções de escalação pelo OGMO/Santos não implicam em nenhuma mudança às regras de escalação já existentes e não alteram as decisões judiciais sobre excepcionalidade vigentes, bem como cumpre os compromissos assumidos pela entidade junto às autoridades competentes.