SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Estivadores realizam ato contra a escala digital na manhã desta sexta-feira em Santos

Estivadores realizam ato contra a escala digital na manhã desta sexta-feira em Santos


Fonte: A Tribuna (16 de agosto de 2019 )
Concentração teve início às 7h30. Trabalhadores se reuniram em frente ao Sindicato dos Estivadores (Carol Ianelli/ TV Tribuna)

O Sindicato dos Estivadores realiza, na manhã desta sexta-feira (16), uma manifestação contra a Escala Digital, ferramenta implantada no último mês pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).

 

A concentração teve início às 7h30 em frente ao Sindicato dos Estivadores. Posteriormente, uma passeata seguira até a porta do prédio do OGMO.

 

A escala digital, mecanismo que foi instalado no dia 1º de julho, atende cerca de 6 mil trabalhadores. Com ele, a categoria pode consultar serviços através de aplicativo ou site. Segundo os estivadores, a ferramenta não está funcionando como deveria, o que gera insatisfação aos operários.

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva), Rodnei Oliveira da Silva, o Nei da Estiva, os estivadores rejeitaram na última Assembleia Geral Extraordinária – realizada no dia 5 deste mês – a implantação da escala digital e aprovaram a manifestação.

 

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do OGMO/Santos afirmou que o órgão realizou reuniões com líderes antes de implementar o sistema; confira:

O OGMO/Santos esclarece que a Escala Digital é um novo e adicional meio de engajamento oferecido aos trabalhadores portuários avulsos (TPA), além da escala presencial que é realizada hoje nos Postos de Escalação, e que permanece inalterada. 

 

O OGMO/Santos informa ainda que a implementação da Escala Digital teve início em 18 de junho. Desde esta data, o órgão realizou diversas reuniões com líderes dos sindicatos laborais com representatividade junto ao órgão.

 

A disponibilização deste novo e adicional meio de escalação teve início no dia 1º de julho e está sendo feita de forma escalonada por categoria profissional. Além de treinamentos específicos, o OGMO/Santos manteve funcionários à disposição para eventuais esclarecimentos aos trabalhadores. Os outros sete sindicatos com representatividade junto ao OGMO/Santos já estão utilizando a Escala Digital de forma satisfatória. O início da implementação para a Estiva acontecerá no dia 19 de agosto, segunda-feira. 

 

O OGMO/Santos reitera que a disponibilização das novas opções de escalação pelo OGMO/Santos não implicam em nenhuma mudança às regras de escalação já existentes e não alteram as decisões judiciais sobre excepcionalidade vigentes, bem como cumpre os compromissos assumidos pela entidade junto às autoridades competentes.


Mais lidas


No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais