SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Vopak vence disputa e vai implantar parque de tancagem

Vopak vence disputa e vai implantar parque de tancagem


Fonte: Diário do Nordeste (14 de agosto de 2019 )

A Vopak Brazil, subsidiária da multinacional holandesa, venceu a Transpetro/BR/Liquigás e foi selecionada pelo Estado para implantar o novo parque de tancagem e seu retroporto no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). As duas empresas disputavam para implantar, operar e manter sistema de carga, descarga, armazenamento e distribuição de combustível no Pecém.

 

A companhia já atua no Porto de Santos, em São Paulo, e, em 2017, esteve reunida com o secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes, para entender o projeto do Governo após a assinatura do memorando de entendimento entre a Cearáportos e a também holandesa Autoridade Portuária de Roterdã.

 

Com o resultado da chamada pública, e após o prazo de recursos previsto no edital, o Cipp irá prosseguir com assinatura do termo de compromisso com a Vopak Brazil, que obteve a pontuação mais elevada no processo. Durante esse período, entretanto, o procedimento fica aberto a eventuais esclarecimentos de seu resultado.

 

A seleção de potenciais parceiros privados para participar da constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para a instalação do equipamento havia sido lançada em novembro de 2017, com previsão inicial de abertura das propostas para janeiro. Após diversos pedidos de respostas e um pedido de impugnação, feito pela Tequimar, que atua no porto de Itaqui, no Maranhão, o Governo do Estado relançou o edital no ano passado.

 

Mais holandeses

O resultado demonstra uma aproximação ainda maior de empresários holandeses em negócios no Estado, um reflexo da parceria do Porto de Roterdã com o Porto do Pecém fechada em outubro de 2018. A parceria entre os dois portos tem proporcionado transformações pontuais no terminal cearense, segundo agentes do mercado de cargas. O destaque é a desburo-cratização e a agilidade no embarque e desembarque.

 

Empresa Vopak Brazil, subsidiária da multinacional holandesa, será responsável pela implantação de novo parque de tancagem e seu Retroporto no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 

Após o prazo de recursos, o Cipp irá realizar a assinatura do termo de compromisso com a Vopak Brazil.


Mais lidas


No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais