Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Tesla ao Mar

Fonte: Porto e Notícias (12 de agosto de 2019)

Veículos elétricos não estão apenas nas estradas hoje, um novo navio movido a bateria está prestes a atingir o alto mar. Neste episódio, revelamos o navio cargueiro elétrico.
 
Port-Liner, uma empresa holandesa, desenvolveu o que está sendo chamado de “navios de Tesla”. Esta empresa está construindo navios de transporte de contêineres elétricos que estarão prontos em apenas alguns meses. Este projeto de 100 milhões de euros, ou cerca de 116 milhões de dólares, conta com o apoio da União Européia, sob a forma de subsídio de 7 milhões de euros. Este projeto está definido para criar várias dessas barcaças elétricas com capacidade para transportar 24 ou 270 contêineres.
 
Estes navios sem emissões, sem tripulação, estão preparados para fazer rotas ao longo das vias navegáveis ??da Bélgica e dos Países Baixos e foram concebidos especificamente para caber em todas as pontes ao longo do percurso. As primeiras 5 barcaças medem 170 pés ou 52 metros de comprimento por 22 pés ou 6,7 metros de largura. Eles podem viajar 15 horas com a energia da bateria, que será cobrada pela Eneco, um fornecedor de energia livre de carbono. As primeiras 5 barcaças serão menores, transportando 24 contêineres com 6 navios maiores, projetados para comportar 270 contêineres. Sendo um navio elétrico, não é necessária nenhuma sala de máquinas, o que dá a estes navios um espaço extra de carga adicional de 8%. Espera-se que o efeito desses navios remova anualmente 23.000 caminhões da estrada nos Países Baixos. Na atual taxa, a Port-Liner pode construir 500 desses navios por ano.
 
A Port-Liner não apenas desenvolveu este navio ecológico, mas também uma bateria que aloja as baterias dentro de um contêiner que permitiria às barcaças existentes reformar seu sistema com energia verde não poluente.
 
Este passo no sentido de tornar os veículos marítimos não poluentes poderá ter um enorme impacto, uma vez que alguns dos maiores navios do mundo produzem a poluição equivalente a um par de milhões de automóveis combinados.
 
O navio de Port-Liner não é o único elétrico lá fora. A China tem um enorme navio todo elétrico projetado para viagens de curta distância. Este navio tem 231 pés ou 70,5 metros de comprimento por 45 pés ou 13,9 metros de largura. Com uma distância máxima de apenas 50 milhas ou 80 km com uma única carga, este barco foi concebido com uma função muito específica em mente, sendo viagens curtas de transporte de carga ao longo do rio Pearl na Província de Guangdong. Somente na China eles desenvolveriam um navio elétrico para transportar carvão.