Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Companhia Docas inaugura estrutura de segurança no Porto do Rio de Janeiro

Fonte: Ministério da Infraestrutura (16 de maio de 2019)

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) inaugurou, na sexta-feira (10), o Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP), que vai elevar os níveis de segurança para os trabalhadores do Porto do Rio de Janeiro. O novo centro de controle operacional conta com um sistema de monitoramento de pouco mais de 150 câmeras, radares de segurança perimetral, drones, sistemas de captura de imagem, controle de acesso, detecção de imagem por OCR e até reconhecimento facial.
 
Durante a inauguração das novas instalações, o diretor administrativo-financeiro da CDRJ, Helio Szmajser, disse que esse reforço na segurança é uma demanda antiga da comunidade portuária.
 
Para o superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz da Paixão, tanto o sistema de monitoramento, quanto o centro de comando e controle são instrumentos importantes para integrar a segurança pública, já que a Guarda Portuária é um dos membros executivos do Sistema Único de Segurança Pública. “Vamos contribuir muito no combate às organizações criminosas que utilizam a infraestrutura portuária para escoar ou receber carregamentos ilícitos. É um grande avanço e teremos mais conquistas pela frente”, avaliou.
 
O superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Ricardo Saadi, destacou que o fortalecimento do sistema de segurança será de extrema importância no combate ao crime organizado. “O crime organizado hoje é transnacional, uma das principais portas de entrada e saída da criminalidade no nosso país são os portos e o Porto do Rio realmente está dando um upgrade com esse novo monitoramento”, explicou Saadi.