SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Lisboa acolhe dois dos maiores eventos mundiais sobre os temas do mar

Lisboa acolhe dois dos maiores eventos mundiais sobre os temas do mar


Fonte: Portos de Portugal (15 de maio de 2019 )

Quinta e sexta-feira, Lisboa será o centro do mundo para a discussão dos grandes temas dos Oceanos à escala global.

 

A capital portuguesa foi escolhida pela Comissão Europeia como palco para a edição de 2019 do Dia Europeu Marítimo (European Maritime Day), evento que decorre entre os dias 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias, Lisboa).

 

O European Maritime Day é um evento anual promovido desde 2008 pela Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG MARE) da Comissão Europeia que reúne mais de um milhar de intervenientes nas diferentes fileiras da economia do mar.

 

Apresentado como a “WebSummit do Mar”, este palco internacional de debate do mar estará este ano focado no empreendedorismo, pesquisa, inovação e investimento, com vista a aumentar as tecnologias sustentáveis e cadeias de valor emergentes na vasta economia do mar.

 

O Comissário Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Karmenu Vella, o Diretor-Geral da DG MARE (Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas), João Aguiar Machado, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, são outras presenças ilustres confirmadas neste evento.

 

Neste evento, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tem intervenção marcada para a sessão de abertura de quinta-feira, pelas 09h00, no Auditório I do Centro de Congressos de Lisboa, onde falará também o Comissário Europeu Karmenu Vella.

 

Mais informações sobre o European Maritime Day antravés do seguinte link: https://european-maritime-day.b2match.io/

 

Nos mesmos dias, na Gare Marítima de Alcântara, realiza-se a 4.ª edição do Oceans Meeting, evento promovido pelo Ministério do Mar de Portugal e que vem ganhando prestígio ao longo dos anos.

 

Este ano, a edição do Oceans Meeting vai incidir sobre o tema central “Governação Inteligente dos Oceanos”, propondo cinco painéis para reflexão: Governação dos Oceanos e Partilha de Dados; Inovação, Startups Azuis e Financiamento; Tecnologias de Limpeza dos Oceanos; Governação dos Oceanos – Desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento; Governação Inteligente dos Oceanos – Cooperação para Soluções Práticas.

 

O Oceans Meeting é uma conferência ministerial internacional que vai trazer a Lisboa governantes de dezenas de países à escala global para debater os grandes temas da atualidade dos oceanos e que antecipa a “United Nations Ocean Conference”, que se realizará em 2020 em Portugal, numa coorganização com a República do Quénia.

 

A edição deste ano surge ainda inserida no âmbito das comemorações do V Centenário da Circunavegação de Fernão Magalhães.

 

Neste evento, a Ministra do Mar tem intervenção marcada para as 12h00 de quinta-feira, na cerimônia de abertura, que terá lugar na Gare Marítima de Alcântara (Lisboa).

 

Mais informações sobre o Oceans Meeting através do seguinte link: http://www.oceansmeeting.pt/

 

PROGRAMA COM PRESENÇA DA MINISTRA DO MAR

Quinta-feira, dia 16
09h00 – Cerimónia de Abertura do European Maritime Day 2019
Local: Auditório I do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL)
11h45 – Abertura da Exposição “Magellan the First Man to Unite the Oceans”
12h00 – Cerimónia de Abertura do Oceans Meeting 2019
Local: Salão Almada Negreiros, Gare Marítima de Alcântara (Lisboa)

 

Sexta-feira, dia 17
09h30 – Sessão de Abertura do Segundo dia do Oceans Meeting 2019
Local: Salão Almada Negreiros, Gare Marítima de Alcântara (Lisboa)
16h00 – Visita ao Porto de Sines
Local: Sede da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), Sines


Mais lidas


  A reunião contou com a participação de representantes da ACS (Associação Comercial de Santos), CAP (Conselho de Autoridade Portuária), FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), CONSAD (Conselho de Administração da CODESP), ABTTC (Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres), SINDSAN (Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral […]

Leia Mais