SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   DP World é destaque no Jornal Financial Times

DP World é destaque no Jornal Financial Times


Fonte: Agência Porto (2 de janeiro de 2019 )

A empresa DP World, que opera no Porto de Santos (SP) e faz parte da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), foi destaque nesta quarta-feira (19) no jornal internacional Financial Times pelo desenvolvimento de uma tecnologia inovadora que promete revolucionar o sistema de armazenamento e movimentação de contêineres.

 

A inovação, vista como uma tecnologia disruptiva, está sendo desenvolvida por meio de uma joint venture com a empresa alemã de engenharia SMS Group e prevê triplicar a capacidade de armazenagem dos terminais de contêineres. “Investimentos em novas tecnologias podem trazer ganhos significativos de produtividade e eficiência logística”, destaca o presidente da ATP, Murillo Barbosa.

 

A proposta é solucionar um dos grandes problemas dos terminais de contêineres. Quando as caixas metálicas estão empilhadas e há necessidade de remover uma delas, é preciso mover todos os outros contêineres que estão acima. A ideia do novo projeto é empilhar até 11 contêineres em colunas verticais – cerca de três vezes a altura média usada atualmente – e alojar cada um em compartimentos individuais, como se fosse uma estante. Um sistema automatizado pode então recuperar cada um sem mover nenhum outro.

 

Na reportagem do Financial Times, o CEO da DP World, sultão Ahmed bin Sulayem, diz que o projeto é inovador. A joint venture formada pelas duas empresas planeja lançar o novo sistema de armazenagem de alta performance para o mundo na feira internacional World Expo, que será realizada em Dubai em 2020.

 

O projeto está sendo desenvolvido no Terminal 4 de Jebel Ali, entre duas das Palm Islands de Dubai. Atualmente a DP World opera em 40 países e movimenta diariamente 174 mil contêineres. (Com informações do Financial Times)

 

Acesse a íntegra da reportagem.


Mais lidas


  A reunião contou com a participação de representantes da ACS (Associação Comercial de Santos), CAP (Conselho de Autoridade Portuária), FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), CONSAD (Conselho de Administração da CODESP), ABTTC (Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres), SINDSAN (Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral […]

Leia Mais