Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Rumo quer ampliar malha ferroviária em Mato Grosso

Fonte: A Tribuna (14 de setembro de 2018)

A Rumo Logística, uma das operadoras ferroviárias que atendem o Porto de Santos, apresentou nesta semana uma proposta para ampliar sua Malha Norte – que forma, com a Malha Paulista, também sob concessão da empresa, o principal corredor de exportação do País, ligando Rondonópolis (MT) ao cais santista.

 

O estudo prevê um investimento de R$ 6 bilhões em obras para viabilizar um novo trecho com 700 quilômetros de extensão entre Rondonópolis e Sorriso (MT), passando pela capital, Cuiabá. Os incrementos logísticos impactarão fortemente a economia da região, tanto por conta do escoamento de grãos de Sorriso como pelo aumento da circulação de cargas industriais e bens de consumo na capital mato-grossense.

 

O projeto foi debatido na última no encontro Ferrovia em Cuiabá, integração e desenvolvimento, realizado pelo Fórum Pró-Ferrovia na capital mato-grossense.
 

A construção desse novo trecho está atrelada ao processo de renovação antecipada da concessão da Malha Paulista, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no último dia 29.
 
A proposta, agora, se encontra sob análise do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, seguindo para a avaliação e aprovação do Tribunal de Contas da União.