Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Plano Mestre do Porto de Santos deve sair até o fim de outubro

Fonte: G1 (13 de setembro de 2017)

O Plano Mestre do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, deve sair até o fim de outubro deste ano, segundo o diretor de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Ogarito Linhares.

Os trabalhos do Plano Mestre envolvem a reavaliação das capacidades e projeções de demandas para o complexo portuário santista. O Plano Mestre considera perspectivas previstas no Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP). Somente com o Plano Mestre é possível elaborar o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), que estabelece novos critérios de acompanhamento sobre o desempenho das operações realizadas por terminais.

“Com base no Plano Mestre, você constrói um documento essencialmente local que é o PDZ, que é discutido com a comunidade. O PDZ realimenta o PGO, o Plano Geral de Outorgas, que é o que vai definir arrendamentos e todas as figuras que são outorgadas pelo poder público no sentido portuário. Acredito que até o final de outubro deve estar pronto”, falou.

Segundo ele, para fazer as prorrogações dos arrendamentos, que é uma das formas de financiamento, é preciso estar em consonância com o PDZ e, consequentemente, com o Plano Mestre.

Além do anúncio da conclusão do Plano Mestre, ele falou sobre a evolução dos navios que são recebidos pelo Porto de Santos ao longo dos anos e do avanço das ações do Porto Sem Papel. Ele ainda disse que as questões logísticas, inclusive relacionadas aos portos brasileiros, são um dos maiores desafios governamentais do país.